20 de novembro de 2008

A dominação continua: Zumbi é o verdadeiro mártir da liberdade!

Autor: Alex de Souza
Muitas cidades brasileiras “comemoram” no dia 20 de novembro o feriado da “Consciência Negra”, mas será que há o que celebrar?

Primeiramente, é bom que saiba de onde é que essa data saiu. Se existe um nome apropriado para esse dia, talvez seja “Dia de Zumbi”. Contudo, a imposição de um nome como o que se escolheu só demonstra a dominação e alienação que as elites brancas tentam impor aos afro-descendentes.

Zumbi foi líder da resistência no Quilombo dos Palmares. Lutou pela liberdade dos escravos e organizou uma comunidade que "ameaçava a ordem" constituída. Ao contrário de Tiradentes, que a história imortalizou como mártir da Independência, Zumbi foi o maior símbolo de liberdade que já existiu.

Recentemente, se exaltou a eleição e o triunfo de certo primeiro presidente negro da história de um determinado país que existe por aí. Ao contrário de um indígena de outro país (este sim, comprometido com uma causa), aquele é apenas um invólucro ébano de pensamentos brancos, sionistas e liberais.

Não é a cor da pele que determina se fulano é bom ou não. Há pessoas honradas bem como há cafajestes em toda casta, raça, nacionalidade e tribo. Contudo, aceitar a dominação imposta enfraquece o caráter de qualquer desses indivíduos.
Deveria existir o “Dia da Consciência Branca” (ao menos seria uma tentativa para que eles adquiram uma), porque se há alguém que necessita de uma, esse é o branco.

O povo preto (isso não é depreciativo, basta consultar os significados dos termos preto e negro em qualquer dicionário para entender que essa é mais uma forma de dominação e alienação) não precisa [somente] de homenagens, mas oportunidades iguais.

Nenhum comentário: