14 de setembro de 2008

Talento na voz, trabalho nas mãos

Foto: Divulgação

Ela surgiu em um programa de calouros, dividia a atenção com seu antigo parceiro de dupla, Rinaldo, mas agora já trabalha na divulgação de seu primeiro trabalho solo, Heaven’s Eyes (Habanero Music), e começa a escolher o repertório para o próximo CD, ainda sem data para ser lançado. O estilo “lírico-pop” da cantora Liriel Domiciano ainda é algo novo, mas ela tem trabalhado com empenho para que essa vertente da música erudita conquiste maior espaço dentro do cenário musical brasileiro.

Depois de surgir no programa de Raul Gil, Rinaldo & Liriel gravaram dois CD’s pela Warner. O primeiro, “Romance”, vendeu mais de 500.000 cópias. Juntamente com o trabalho seguinte, “Tempo de Amar”, rendeu uma série de apresentações por todo o Brasil. Terminado o contrato, surgiu uma oportunidade para Rinaldo continuar a carreira com outra gravadora. Isso deu a Raquel Domiciano Pereira, seu nome de batismo, a oportunidade de executar seus planos pessoais.

Em 2004 ela foi para os EUA, onde teve oportunidade de aprimorar o canto e se apresentar para o maior público fora do Brasil, “70.000 pessoas sentadas”, ressalta a soprano, ocasião em que cantou ao lado do Coro do Tabernáculo Mórmon. Aqui ela já havia se apresentado para o mesmo número de pessoas, mas foi durante um evento religioso realizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Suas apresentações na terra do Tio Sam foram transmitidas para mais de 30.000 pessoas espalhadas por 176 países. Assim, ela ficou mais conhecida na Europa, para onde viajou em 2005. O velho continente foi o palco inspirador para Heaven’s Eyes (2006), que traz uma versão de “Monte Castelo”, famosa na voz de Renato Russo. Porém, mais do que fama, Liriel quer desempenhar um papel social por meio da música.

De shows realizados na Baixada Santista, materiais terapêuticos para deficientes físicos foram adquiridos e doados para instituições. Além disso, Liriel tem outro projeto a ser cumprido. Ela quer formar uma escola de música gratuita para capacitar jovens que queiram prosseguir os estudos musicais em nível superior. Ela tem participado de campanhas do governo e cedido sua imagem para influenciar positivamente o público. Sem dúvida, é uma musicista com um olhar sustenido em relação ao mundo que a cerca.

A seguir, ela conversa com Carta 13 sobre seu trabalho atual, as dificuldades de se fazer música erudita no Brasil e os frutos que ela já colheu deste campo ainda pouco cultivado em terras tupiniquins.

Carta 13: Além da divulgação do álbum Heaven’s Eyes, o que você tem feito?

Liriel: Estamos trabalhando na produção de um DVD que contém alguns trechos das gravações do novo álbum, da visita que fiz à República Tcheca, Hollywood, etc. É mais ou menos um making of do novo trabalho.

Além disso, temos trabalhado em conjunto com o Ministério da Cultura para difundir a música clássica no Brasil, especialmente o canto lírico-pop, do qual sou uma representante.

C13: O novo CD já superou os trabalhos anteriores? Quais são as vantagens e os obstáculos de se trabalhar com uma gravadora independente?


Liriel: Sim, já. Heaven’s Eyes ultrapassou a marca de 30.000 cópias. Claro que com a gravadora anterior (Warner) o trabalho de divulgação era mais consistente, até mesmo pela estrutura que há, talvez seja essa a maior dificuldade de um trabalho independente, mas isso tudo será superado.

Nosso trabalho está apenas no início. A gravadora ainda é nova. Na verdade, eles apostaram em mim, pois a Habanero Produções foi criada especialmente para divulgar meu trabalho. Temos algumas dificuldades que todas as gravadoras enfrentam, mas estou certa de que avançaremos.
Com relação aos pontos positivos, hoje me sinto livre para fazer as coisas do jeito que quero.


A capa do CD foi como eu queria; bem como a escolha do repertório, o tipo de apresentações, os locais, enfim; isso tudo era controlado pelo contrato anterior. Hoje eu tenho mais arbítrio de minhas decisões.

C13: As dificuldades às quais você se refere incluiriam os free downloads? O que pensa sobre isso?


Liriel: Certamente. As gravadoras ainda não se adaptaram bem a essa nova realidade aqui no Brasil. Muitos projetos foram deixados de lado. Na Europa já é um processo mais consolidado.

O maior desafio que se enfrenta nesse campo é a pirataria. A nossa produção está estudando formas de usar as novas tecnologias a nosso favor e em benefício dos fãs.

C13: Você descobriu a música ainda muito jovem, por que a música lírica?


Liriel: Foi amor à primeira vista. (risos) Eu escolhi seguir esse estilo por volta dos 16 anos, o que foi ótimo para mim, pois só se inicia uma carreira como cantora lírica aos 18 anos, o que me deu tempo para me aprimorar.

Cheguei a desenvolver outros estilos, mas achava mais difícil cantar música popular. O erudito era algo natural para mim. Quando era pequena, minha mãe comprava discos de vinil de Mozart, Beethoven e outros clássicos.

Eu brincava com as músicas, como qualquer criança faz. Assim descobri que tinha facilidade para um tipo de música diferente. É algo raro, que decidi explorar.

C13: Como seu trabalho é visto dentro e fora do país?


Liriel: No Brasil ainda precisamos avançar mais nessa área musical, mas é um processo longo. Eu estive nos EUA, República Tcheca, Inglaterra, Hungria, etc.

Lá as coisas andam naturalmente. Recebo e-mails de pessoas do Canadá, da Bélgica, Alemanha, todos perguntando como se faz para comprar o CD, sobre apresentações no exterior. Aqui ainda falta difundir mais a cultura da música clássica, mas é um trabalho a longo prazo.

C13: O que falta para criar essa cultura musical mais refinada no Brasil?


Liriel: Faltam mais pessoas especializadas em música, pessoas com conhecimento. Isso leva tempo. É preciso trabalhar com os jovens, formar mais professores, difundir a música desde os primeiros anos até o nível superior. Temos alguns projetos nesse sentido.

C13: Você se formou pela Universidade Livre de Música (ULM), há planos de se tornar uma professora, a fim de dar a sua contribuição nesse sentido?


Liriel: Claro. Porém, quero ir além. Temos um projeto para formar escolas livres de música onde as crianças poderão ter contato mais próximo com o canto, instrumentos musicais e possam ser pessoas melhores por meio da música. Isso ainda é apenas um projeto, tem de ser pensado e bem planejado para que tenha um bom resultado.

C13: Você se sente uma pioneira?


Liriel: Sim. Eu fui a primeira cantora romântica clássica do Brasil. Nesse sentido, também posso afirmar que Heaven’s Eyes é uma referência mundial para a música erudita que pode ser feita aqui.

Há quem diga que o brasileiro é burro, ignorante, que não pode fazer um bom trabalho aqui. Ao olhar a capa do CD e ouvir as suas faixas, qualquer estrangeiro vai dizer que está no mesmo patamar de outros nomes de peso, como Andrea Bocceli, Luciano Pavarotti, etc.

Não falo isso com ostentação, não. Não é por glamour tampouco. Falo isso porque tenho orgulho de ser brasileira, e por fazer música erudita aqui em nosso país. Apesar de toda a dificuldade da vida de um músico, vale a pena lutar por isso. Sei que os frutos virão. Os frutos virão!

C13: Que dica você deixa aos iniciantes?


Liriel: A vida do artista é meio complicada. Há fases em que você fica mais exposto na mídia e há aquelas em que você fica esquecido. Talvez, a palavra chave para tudo seja a persistência. Eu busco a cada dia me aperfeiçoar.

Quero ser uma artista completa, pois isso é um diferencial. É preciso se especializar, exercer a tolerância, paciência e esperar o momento certo. Ele sempre chega!

2 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ! Consegui! Não foi fácil conseguir notícias atuais de Liriel. Ontem estava ouvindo "Romance" e aumentou a saudade!
Muito boa matéria. Como posso entrar em contato com ela? Ela falou que recebe e-mails na Europa, mas como eu poderia inentivá-la, acompanhar a carreira e adquirir novos trabalhos?
Uma voz como a dela nunca s esquece, é daquelas experiências que ficam gravadas na alma!
Flores e Luz ao seu coração!!!
ELIZABETH.

Anônimo disse...

Obrigado Beth,



Que bom que serviu para alguém!!!



Entre no site dela www.liriel.com.br, lá tem muita informação a respeito.

Ela tem um perfil no orkut: Liriel Domiciano.

Qualquer dúvida, mande outro e-mail qdo quiser, mas mande também seu endereço, pois a partir do blog não tenho como responder, a não ser comentando.



Abraço,



Alex