17 de abril de 2011

Divulgação
Chegando a época de Páscoa, todos falam muito dos ovos de chocolate - uma invenção meramente comercial. Aliás, tudo vira comércio neste país. Terminou neste domingo, em São Paulo, a maior feira de reabilitação, acessibilidade e inclusão do mundo, a Feira Reatech.

Fui ao recinto onde foi realizada a feira, onde pude ver mouses que podem ser movimentados com a cabeça, elevadores de rampa para cadeira de rodas, carros adaptados aos deficientes físicos, materiais didáticos e tudo mais que se possa imaginar, para todo tipo de deficiência.

Tive a oportunidade de entrevistar o ex-jogador de futebol Júlio César, que jogou no Corinthians em 1982-83. Ele também passou por Palmeiras, Ponte Preta e Comercial de Rib. Preto. Terminou sua carreira na Europa, jogando em um time da Bélgica.

Júlio César perdeu sua audição depois de pendurar as chuteiras. Hoje, se dedica à causa dos deficientes. Ele estava na feira para lançar o Instituto Jogadas da Vida, que vai angariar fundos para o esporte para-olímpico brasileiro.

O ex-jogador é professor de Educação Física e utilizou o esporte para educar jovens surdos. Suas experiências estão descritas no livro que leva o mesmo nome do instituto: Jogadas da Vida. Ele contou um pouco de suas dificuldades como deficiente auditivo e que existem muitos projetos voluntários para auxiliar essas pessoas. Ou seja, nem tudo é só comércio. Ainda bem.

Para ler mais, acesse: www.jogadasdavida.com.br/

Nenhum comentário: